Compensa importar com dólar alto?

box_importCom certeza sabemos que a economia mundial é algo muito imprevisível, especialmente quando falamos do dólar, que nunca esta em uma alta constante. Isso faz com que as pessoas fiquem realmente inseguras.

Por isso antes de fazer qualquer investimento é necessário  estudar e entender como o mercado está funcionando. E nesses casos existem boas e más noticias, a boa é que você não é o único a se preocupar com isso, a ruim é que nesse tempo é necessário prestar muita atenção nos negócios para continuar ganhando dinheiro.

E para responder essa pergunta depende muito do produto que irá importar. Porque o dólar alto exige uma atenção redobrada sobre o seu produto, para então decidir e ter a certeza se deve ou não continuar importando. Observar o momento em que o mercado se encontra, e como isso afetará os seus produtos é extremamente fundamental para tomar a decisão certa.

Existem três tipos de produtos que podem ser qualificados pela a alta do dólar. Abaixo você vê quais são esses produtos e como eles podem ser afetados:

 

  1. Produtos com baixa margem de lucro, mas com um bom substituto nacional:

Se o seu produto se encaixa neste perfil, vale a pena repensar a importação quando o dólar está em alta, e talvez até parar de importar. Como por exemplo, no ramo de confecção, há bons produtos nacionais e com preços bem competitivos. Então quando você for repassar este aumento para o consumidor, ele irá sentir na hora, e provavelmente passará a buscar este produto no mercado nacional, diminuindo assim a sua quantidade de vendas e a sua margem de lucros, assim solucionar o problema de como importar dos eua. O que com certeza não é interessante para qualquer um.

  1. Produtos com baixa margem de lucro, mas sem um substituto nacional:

Isto significa que se ninguém importar estes produtos, certamente irá começar a fazer falta no mercado. Portanto a importação deste produto pode continuar normalmente, e em alguns casos pode até aumentar. O toner de impressora, por exemplo, é um dos produtos que não possui produção em território nacional, então com certeza é interessante manter a importação. Desta forma você consegue manter academia do importador por muito tempo.

  1. Produtos com alta margem de lucro

Este com certeza são um grupo de produtos altamente lucrativos, os que menos sofrem com a alta do dólar, pois sua margem de lucro é tão alta que quase não se sente o aumento do dólar. Geralmente são produtos difíceis de serem comprados como papel de parede, vasos, bijuterias. Então mesmo com o dólar alto, estes produtos são importados sem problema. Talvez possa haver uma redução nos lucros, mais ainda assim é possível e interessante de importar até mesmo neste momento.

Referencia: site metodo importação